Cardeal Cordes fala sobre Nova Evangelização em visita ao RJ

7 de abril de 2011 às 03:16 | Publicado em Conhecendo o neocatecumenato | Deixe um comentário
Tags: , , ,

Canção Nova

Em visita ao Rio de Janeiro, o presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum (“Um só coração”), Cardeal Paul Josef Cordes, afirmou que, “ao exortar os fiéis para uma nova evangelização, o bem-aventurado Papa João Paulo II fez desse renovado empenho missionário o conceito chave do seu fecundo pontificado”.

“Quem enviarei? – As raízes da nova evangelização”. Foi o tema da segunda conferência do cardeal, na quarta-feira, 30, no auditório da sede da Arquidiocese, no bairro da Glória. Cerca de 600 pessoas participaram, entre eles membros de movimentos eclesiais e novas comunidades, inclusive do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moyses Azevedo.

“Os ensinamentos do cardeal sobre a Nova Evangelização são um estímulo, um revigoramento do chamado, para que com coragem e disponibilidade possamos seguir o Cristo. Tenho no coração um forte desejo pela missão, de motivar outros jovens a ofertar a vida para Deus, que é a plena felicidade”, afirmou a jovem postulante da Comunidade Shalom, Camila Fiães Araújo.

Nas palavras de acolhimento, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta agradeceu a presença do cardeal alemão e a sua disponibilidade em partilhar seus conhecimentos e experiências com a Igreja no Rio de Janeiro. Agradeceu, ainda, a assessoria prestada pela equipe internacional do Caminho Neocatecumenal, particularmente pela colaboração do frei Mario Traina pela tradução das conferências, facilitando a comunicação entre o cardeal e os participantes.

“A reflexão sobre a Nova Evangelização é muito oportuna, pois é um tema que desafia a todos nós que estamos às portas de colocar em prática o nosso novo Plano de Pastoral. Que a reflexão possa nos motivar a encontrar, no hoje da história, novos caminhos para uma evangelização eficaz, além de servir como abertura da celebração da beatificação do Papa João Paulo II”, afirmou.

Na parte da manhã, Dom Josef Cordes havia proferido no auditório do Colégio Regina Coeli, na Tijuca, uma conferência sobre “A mudança de paradigma na Doutrina Social da Igreja”, apresentando uma análise de todo o período histórico e do olhar da Igreja através dos últimos documentos pontifícios.

Fez parte também da abertura do encontro a projeção de um vídeo sobre a presença de João Paulo II no Rio de Janeiro, em 1997, por ocasião do Encontro do Papa com as Famílias.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: