FRANÇA: UMA CELEBRAÇÃO SINFÔNICA–CATEQUÉTICA

2 de abril de 2011 às 11:00 | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

A música a serviço da Palavra de Deus

Pela primeira vez na Europa, uma celebração catequética sinfônica ocorreu no último dia 27 de março na Igreja Notre Dame de Bonne Nouvelle, em Paris, com o tema “O sofrimento dos inocentes. Esta sinfonia foi composta por Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal e foi executado por membros espanhóis deste movimento.

Participaram da celebração cerca de 800 pessoas, para a ocasião, a Igreja foi disposta da seguinte maneira: no coro, o púlpito – de onde duas leituras foram proclamadas e onde Antoine de Monicault, pároco, presidiu o ato litúrgico – e um centro musical – orquestra e coro de 150 pessoas.

O objetivo desta celebração foi “ouvir a palavra” e permitir que ela “adentre melhor”, disse Arguello na introdução da cerimônia. Ao referi-se ao tema desta sinfonia, “o sofrimento dos inocentes”, lembrou que no sofrimento, a questão da existência de Deus e do sentido da vida se coloca de forma radical. Ele também mencionou a Virgem Maria sob a cruz e também a si que foi alvo do escândalo de sofrimento.

Duas leituras foram meditadas na canção: a primeira leitura do livro de Ezequiel (21), que anuncia que a espada está preparada para punir os pecados do povo e do Evangelho de Lucas (2,22-35), com a profecia de Simeão, na cruz, a Virgem deixou a espada perfurou seu coração. Em três movimentos, a sinfonia tem ajudado a assembléia meditar sobre a Palavra: o primeiro movimento, “gemido – lamento,” contempla as lágrimas de Maria, o segundo, “Perdoa-lhes”, soou o grito de Cristo, que assumiu sobre si os pecados da humanidade e no terceiro, “A Espada”, uma voz canta “Oh! Que dor!”. Em sua homilia, o pároco lembrou que “há pedaços da alma que somente a música consegue chegar… A música é uma mediação que abre o coração à Palavra de Deus. “.

Fonte: ZENIT.org  (tradução adaptada do francês)

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: