Última pintura da nova “Coroa Mistérica” do Seminário Redemptoris Mater de Varsóvia

23 de setembro de 2009 às 06:16 | Publicado em Notícias do neocatecumenato | Deixe um comentário
Tags: , , , , ,

Como fizera na cúpula do altar-mor da Catedral da Almudena de Madri, Kiko Argüello, iniciador del Camino Neocatecumenal, quis se encarregar das pinturas que adornaram o Seminário Diocesano Redemptoris Mater de Varsovia (Polônia). De um lado a equipe de pintores que os ajudam habitualmente, e sob os canônes tradicionais da iconografia ortodoxa, elaborou uma Corioa Mistérica, nas que mostram as passagens evangélicas mais importantes, entre os que se encontram: Anunciação, o nascimento de Cristo, o Batismo, a entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos, a Crucificação e a Ressurreição.

A imagem central da pintura  é um Cristo Pantocrator. Segundo fontes do Religión Confidencial, como nas ocasiões anteriores, nem Kiko nem sua equipe cobraram nada por seus trabalhos, que realizam “como uma forma de evangelização na que a imagem sirva de catequeses para as pessoas”.

Os trabalhos vão se desenvolvendo ao longo do mês de agosto. Kiko e sua equipe, receberam antes de começar a pintar, as bençãos do Arcebispo Kazimierz Nycz, numa celebração na catedral de Varsovia.

Kiko Argüello, com formação em Belas Artes, é autor de numerosas pinturas religiosas em iglejas por todo o mundo. Todas elas são baseadas na iconografia ortodoxa e se organizam em passagens evangélicas formando uma ‘coroa mistérica’.

Em 2004, ao fazer as pinturas de Almudena, Kiko Argüello explicava assim o sentido de sua obra: “Nestas pinturas temos seguido o Canôn ortodoxo dos grandes mistérios cristãos, seja na composição como nas cores. Seguindo, sobretudo, as telas do grande Rublev, temos buscado uma expressão moderna incorporando os descobrimentos da arte ocidental contemporâneo, desde o impresionismo em diante: Matisse, Braque, ou Picasso, na intenção também de abrir uma ponte através da arte entre as Igrejas Católica e Ortodoxa”.

Fonte: Religion Confidencial via Camineo.info

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: