Porque o uso de tantos simbolos judaicos?

18 de dezembro de 2008 às 04:42 | Publicado em Conhecendo o neocatecumenato | Deixe um comentário

Sinais liturgicos do Caminho Neocatecumenal

Na realidade nas celebrações não existem simbolos expressamente judaicos. Os sinais liturgicos das celebrações do Caminho Neocatecumenal são todos catolicos. A celebração do Caminho, portanto, não são liturgias judaicas mas catolica. O Servo de Deus João Paulo II, im diversas ocasiões, ele salientou a estreita ligação entre o cristianismo e o judaísmo.

Gostava de defini-los como “os nossos irmão mais velhos na fé” Lembre-se que Jesus foi, ou melhor, é um verdadeiro Judeu. São Paulo afirma quee Deus pôs um véu sob os olhos dos nossos irmãos mais velhos. O povo de Israel é a nossa raiz, a partir dos quais seria um erro ao preconceito. A Nossa Celebração Eucaristica está enraizada na  Páscoa judaica.

Por isso, tal como com todos os verdadeiros católicos, temos muito respeito e reverência para com o povo escolhido (Israel).Ao dizer isto nós não queremos imitar as liturgias ou o simbolismo. Em definitivo não queremos celebrar um culto judaico, mas católico.

O fato de muitos irmãos judeus visitarem no sábado o Domus Galieae, sobre o monte das Bem-aventuranças, é para nós um motivo de orgulho, mas se tem que excluir qualquer sincretismo religioso, que não é a intenção de fazer uma fusão entre judaísmo eo catolicismo. Continuamos fiéis à Igreja Católica e ao Papa. Lembremo-nos de que Israel ainda está esperando o messias que por nós já chegou e que chama Jesus Cristo e esperamos o seu retorno na Parusia.

No Caminho existe uma etapa chamada “Shemà” (termo judaico que significa escuta).

Através desta etapa queremos inculcar a adoração ao único Deus, recordando o convite à fidelidade que o Senhor falou a Israel. O Shema é uma oração que o judeu piedoso prevê três vezes por dia, recordá-se a si próprio e aos outros que ele pertence a Deus e a fidelidade ao que é chamado. Nesta etapa se convida os neocatecumenos a escutar a Palavra de Deus e fazer frutos de vida eterna colocando Deus no centro de sua vida e permanecendo fiel a Ele.

Tudo isto não contando com a débil força humana, mas confia em Jesus Cristo, fiel ao Pai até a doação total. Aquele que cumpriu totalmente o Shemá.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: