Imagens do Deus invisivel

10 de dezembro de 2008 às 11:48 | Publicado em Íconografia | Deixe um comentário

O Concílio propõe um reforço no papel das figuras simbolicamente sacramentais na liturgia. “As sagradas imagens presentes em nossas igrejas e em nossas casas têm a função de revelar e nutrir nossa fé nos Mistérios de Cristo. Através da imagem de Cristo e de suas obras de salvação é a Ele quem adoramos…” (Catecismo da Igreja Católica 1192)

O Pintor de ícones (imagens sagradas) não imita, não representa, senão que essencialmente corta o véu, derrubando o muro da separação, fazendo comunicar “este e o outro mundo”. A imagem entende a Presença de Deus. É, podendo assim dizer, uma teologia visível ajudando na oração e na contenplação.

 

A Iconografia nasce com Cristo, imagem do Pai invisível, e centra-se na Encarnação de Cristo. Cristo estabelece no homem a imagem de Deus que o pecado havia ofuscado, de tal maneira, que o homem transformado a Sua imagem e se converte na mais comovente imagem de Deus.

A arte sacra dos ícones não foram inventados por artistas, é uma instrução que vem dos Santos Padres e da tradição da Igreja (O concílio de Nicéia). Expressa a visão da igreja, como a igreja contempla os mistérios de Deus e Sua encarnação.

As figuras têm uma aparente rigidez mas que sublinha a potencia interior, a perspectiva é contrária, é a imagem que nos cuida. Nos ícones nunca há uma fonte de luz porque a luz, Deus, é seu sujeito. “Os ícones descobrem o desconcertante amor recíproco, o amor com a loucura de Deus pelos homens e a resposta da paixão do homem por seu Deus (Tu a quem ama minh’alma). É o desejo pré-eterno de Deus fazendo-se homem para que o homem se faça Deus. Os ícones nos dão assim uma contemplação aos mistérios de Deus” (P. Evdokimov)

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: