O O cardeal Rouco convoca pela segunda vez para “Famílias Cristãs” em Madri.

10 de dezembro de 2008 às 11:42 | Publicado em Notícias do neocatecumenato | Deixe um comentário

O lema do ato será: “A familia, Graça de Deus”.

Madrí. -O cardeal e arcebispo de Madri, Antonio María Rouco,  convoca as familias cristãs, pelo segundo aoo consecutivo, para participar numa Eucaristía no próximo domingo 28 na plaça de Colón para celebrar a familia “como uma das maiores alegria da do natal”.

Nesta ocasião, a convocação parte diretamente do cardenal e presidente da Conferencia Episcopal Espanhola (CEE), há tido um “cuidado requintado” na convocação para que este encontro não se interprete “como uma manifestação contra a política legislativa do Governo”.

A concentração do ano passado – o  dia 30 no mesmo cenário- foi convocada a iniciativa de vários movimentos eclesiais, principalmente o Caminho Neocatecumenal de Kiko Argüello,que terminou se convertendo num foro de duras críticas ao governo semanas antes da jornada de votação para as eleições gerais. Até o Vaticano teve que “interver discretamente” para suavizar as tensões,  através da jantas e as fotografias à rigor, que na Nunciatura ofereceu Manuel Monteiro, o representante do Papa na Espanha, ao presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, em 14 de fevereiro.

Com a assistencia de 40 bispos, entre eles o então presidente da CEE, o bispo de Bilbao Ricardo Blázquez, sob o lema “pela  familia cristã”, o cardeal e arcebispo de Valencia, Agustín García Gasco, chegou a afirmar que os ataques à familia cristã não respeitam a Constituição  e conduzem  “para a dissolução da democracia”.

Gasco aludiu  algumas das iniciativas legislativas adotadas pelo Governo de Rodríguez Zapatero em relação ao divórcio e  a reforma do Código Civil para permitir o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, para afirmar que “a cultura do laicismo radical é uma fraude e um engano, não constrói nada, só desesperança para o caminho do aborto e do divórcio express”.

A maior parte das intervençõess daquela concentração seguiram a mesma tônica, e Rouco se lamentou de que o ordenamento jurídico espanhol esteve dando passos para atrás a respeito  de que a Declaração dos Direitos Humanos reconhece a familia como “núcleo natural e fundamental da sociedade” e vem  a proteger pelo Estado.

A resposta do PSOE e de outras forças políticas no Parlamento não se fez esperar, e ocuparam os titulares dos meios de comunicação durante vários dias. Mas as críticas ao ato surgiram também entre alguns dos movimentos e familias assistentes, que comentaram aos jornalistas que foi tudo foi convertido num “comício político” contra o Governo às portas de uma campanhaa eleitoral.

Para esta segunda convocação, sob o lema “A familia, graça de Deus”, Rouco quer celebrar a festa da familia cristã como “uma das maiores alegrias do Natal” e como oferta ao mundo de “santificação e del testemonho atrativo dee viver em Cristo”.

Nada de política contra o Governo, -ao menos sobre o seu papel- mas sim e muita presença de bispos e familias de toda Espanha, para fazer visível  de novo a realidad ativa dos católicos na sociedade espanhola, e la necessidade de que intervennham na vida pública. “Acontecimentos como estes, diz  o cardeal na carta que enviou  aos distintos níveis eclesiais convocando para  o encontro, nos exigem que esforçamos um pouco mais do habitual. A comunnhão exige sair dos proprios interesses e comodidades para manifestar que somos um único povo de Deus e Corpo de Cristo. Por ele, que nada se senta indiferente diante desta chamada que os dirijo como bispo de Madri. Notícia no idioma original  Notícia no idioma original

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: